Comunicados de imprensa

As Zonas de Equidade na Saúde de Rhode Island apelam à Assembleia Geral para restaurar o financiamento da saúde comunitária

PARA LIBERTAÇÃO IMEDIATA
2 de abril de 2024

PROVIDÊNCIA, RI - Líderes e defensores das quinze Health Equity Zones (HEZ) de Rhode Island estão a pedir aos legisladores estaduais que restaurem mais de $1 milhões em financiamento operacional básico para esta peça crítica da infraestrutura de saúde pública do estado. Os líderes da Health Equity Zone alertam para o facto de as lacunas no financiamento poderem enfraquecer as ligações entre os membros da comunidade, as organizações que servem a comunidade e os sistemas de saúde.

As Zonas de Equidade em Saúde são reconhecidas como uma das melhores práticas nacionais em matéria de saúde comunitária e provaram melhorar os resultados de saúde, reduzir os custos, colmatar as lacunas de equidade e criar oportunidades de mobilidade ascendente. As Zonas de Equidade na Saúde também desenvolvem a liderança da comunidade, constroem o envolvimento cívico e elevam o poder das bases, capacitando os membros da comunidade mais afectados pelas desigualdades na saúde para ajudar a conceber as suas soluções.

O orçamento que a administração McKee apresentou à legislatura não incluía qualquer parte dos $3,5 milhões necessários para as operações essenciais das Zonas de Equidade na Saúde. Embora tenham sido identificadas algumas fontes de financiamento alternativas, subsiste uma lacuna considerável de mais de $1 milhões para o ano fiscal de 2025. À medida que a competição por fundos federais aumenta e os dólares federais do COVID diminuem, é importante que continuemos a investir no que funcionou antes - e durante - a pandemia. Os líderes e defensores da Health Equity Zone acreditam que é essencial que o programa tenha prioridade para um financiamento estatal sustentável.

Ainda hoje, as Health Equity Zones do estado juntar-se-ão ao Departamento de Saúde de Rhode Island e a outros defensores da saúde no Health Equity Zone Advocacy Day anual do RIDOH, às 15:00, na State House, começando com um programa de palestras na Bell Area.

"Desde o apagão de gás de Newport até à COVID, as HEZ de East Bay foram uma parte vital da resposta coordenada em cidades e vilas que estão geograficamente isoladas do resto do estado. A perda destas HEZs criaria uma lacuna crítica nas infra-estruturas de saúde pública do Estado nas nossas comunidades", observou Jessica Walsh, Directora Executiva do Centro de Recursos para MulheresA zona de equidade em matéria de saúde de Newport é a espinha dorsal do projeto.

"Um dos indicadores mais importantes de uma economia forte e em crescimento é uma comunidade saudável", afirmou Anusha Venkataraman, Directora-Geral da ONE Central Providence, uma iniciativa liderada pela ONE Neighborhood Builders e organizadora da Central Providence Opportunities HEZ. "Qualquer lacuna no financiamento da HEZ criará interrupções desnecessárias e poderá colocar em risco o acesso a cuidados e outros serviços críticos dos quais os nossos vizinhos dependem. Esperamos que os nossos parceiros na Assembleia Geral tomem medidas para restaurar este investimento vital e comprovado."

"A HEZ do condado de Washington do RI está empenhada em fomentar uma comunidade mais saudável e resiliente, garantindo que cada indivíduo possa prosperar", partilhou Alison Croke, Presidente e Directora Executiva da Wood River Health, A iniciativa é a espinha dorsal da HEZ do Condado de Washington, conhecida como Healthy Bodies Healthy Minds. "Por meio de várias iniciativas, incluindo o fornecimento de suporte COVID-19 essencial durante tempos críticos, acesso a alimentos nutritivos e serviços de apoio à saúde mental, bem como atender às necessidades de habitação e transporte, estamos ativamente moldando um futuro onde o bem-estar é alcançável para todos. No entanto, o financiamento reduzido do HEZ interromperá nossos esforços de modelo upstream de longo prazo; instamos a Assembleia Geral a alocar fundos rapidamente para continuar nosso trabalho.

Durante quase uma década em Rhode Island, as Health Equity Zones têm sido um investimento comprovado pelos contribuintes:

• Durante a COVID, as Zonas de Equidade na Saúde actuaram como agências de saúde locais e distribuíram meio milhão de refeições, quatro milhões de máscaras e quase 330 000 testes. As Zonas de Equidade na Saúde também desempenharam um papel vital no apoio ao trabalho da Administração McKee para acelerar as taxas de vacinação e a confiança da comunidade quando as vacinas contra a COVID estavam disponíveis pela primeira vez.
  • Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) nas Zonas de Equidade Sanitária de Rhode Island prestaram serviços a mais de 253 964 habitantes de Rhode Island, ligando-os a serviços essenciais e representando uma poupança estimada ao longo da vida de até $3,1 mil milhões.
  • Ao longo da última década, o Departamento de Saúde de Rhode Island assegurou $43 milhões que ajudaram a alavancar dezenas de milhões de dólares de investimento privado em todo o estado para iniciativas locais.

Os líderes das Zonas de Equidade em Saúde apresentadas acima juntam-se aos representantes das Zonas de Equidade em Saúde de todo o estado, apelando a um maior investimento na infraestrutura da Zona de Equidade em Saúde. As Zonas de Equidade em Saúde colaboradoras incluem: 02907 HEZ, Blackstone Valley HEZ, Bristol HEZ, Central Providence Opportunities HEZ, East Providence HEZ, Newport HEZ, OneCranston HEZ, Pawtucket / Central Falls HEZ, South Providence HEZ, Tri-County HEZ, Warwick HEZ, Warren HEZ, Washington County HEZ, West Warwick HEZ e Woonsocket HEZ.

Contacto para os meios de comunicação social:

Mike Raia, Grupo Half Street

401.340.9425 | mike@nulohalfstreetgroup.com